Fazenda Itapema: uma história centenária
A Fazenda Itapema foi fundada em 1860 pelo Coronel Sebastião de Barros Silva, que introduziu a cultura do café em sua propriedade. Para tanto, foram construídas a sede, os galpões, a senzala e os terreiros que são, em grande parte, conservados até os dias de hoje.
Em 1871, os imigrantes alemães José e Simão Levy estabeleceram-se em Limeira como comerciantes e fundaram a Casa Bancária Levy & Irmão. No início da década de 1900 receberam a Fazenda Itapema como quitação de uma dívida que Sebastião de Barros Silva mantinha com a Casa Bancária.
Major José Levy Sobrinho, filho de Simão, passou a residir junto com sua família na sede da Fazenda Itapema. No auge do ciclo do café, tornaram-se grandes exportadores; porém, com a crise mundial de 1929, substituíram essa lavoura pela do algodão.
Na década de 1940, a Fazenda passou para o ciclo da cana-de-açúcar e, consequentemente, a produzir aguardente. Já nos anos 1950, iniciou o armazenamento de uma reserva para envelhecimento natural em tonéis de madeira, lançando um produto especial, chamado Canita. Essa reserva permanece conservada em seus tonéis originais e, atualmente, é comercializada com o nome de Itapema.
Ainda hoje, as terras são usadas para o cultivo de cana-de-açúcar pelos descendentes de Major Levy. Nessas terras cheia de história, também está o Residencial Fazenda Itapema.