Este site usa cookies para melhorar a sua experiência. Ao continuar, você concorda com nossa política e privacidade. aceitar

Fazenda Itapema: uma história centenária

A Fazenda Itapema foi fundada em 1860 pelo Coronel Sebastião de Barros Silva, que introduziu a cultura do café em sua propriedade. Para tanto, foram construídas a sede, os galpões, a senzala e os terreiros que são, em grande parte, conservados até os dias de hoje.

Foto de um cafezão
Vista do lago

Em 1871, os imigrantes alemães José e Simão Levy estabeleceram-se em Limeira como comerciantes e fundaram a Casa Bancária Levy & Irmão. No início da década de 1900 receberam a Fazenda Itapema como quitação de uma dívida que Sebastião de Barros Silva mantinha com a Casa Bancária.

Major José Levy Sobrinho, filho de Simão, passou a residir junto com sua família na sede da Fazenda Itapema. No auge do ciclo do café, tornaram-se grandes exportadores; porém, com a crise mundial de 1929, substituíram essa lavoura pela do algodão.

Na década de 1940, a Fazenda passou para o ciclo da cana-de-açúcar e, consequentemente, a produzir aguardente. Já nos anos 1950, iniciou o armazenamento de uma reserva para envelhecimento natural em tonéis de madeira, lançando um produto especial, chamado Canita. Essa reserva permanece conservada em seus tonéis originais e, atualmente, é comercializada com o nome de Itapema.

Ainda hoje, as terras são usadas para o cultivo de cana-de-açúcar pelos descendentes de Major Levy. Nessas terras cheia de história, também está o Residencial Fazenda Itapema.

Cachaça Itapema

Foto de mão segurando copo com cerveja
Casa do loteamento

Na década de 1940, a empresa Levy & Levy é fundada pelo patriarca Major Levy e seus dois filhos. Inicia-se, então, a fabricação de uma aguardente de cana-de-açúcar com o nome de Canita, que se tornou muito famosa à época e que, hoje, tornou-se um clássico.

A última safra com a participação do Major Levy em vida foi de 1957. Então, em homenagem a ele, foi totalmente reservada para um envelhecimento artesanal em tonéis de madeira. Hoje, ela é vendida em uma reserva especial e rara, com o nome de Itapema.

A história da cachaça é secular e seu sabor e qualidade são considerados por muitos especialistas como “sem iguais” e “exclusivos”.

Ciclo da Laranja

Pé de laranjas do Fazenda Itapema
Vista do campo

Ao longo de 40 anos de sua vida, Major Levy residiu e dirigiu a Fazenda Itapema. Além de proprietário, foi visionário. Pioneiro da citricultura paulista, em 1908 mandou virem dois exemplares da laranja Bahia Cabula. Foi com as borbulhas dessas plantas que constituiu um pomar de 17 mil árvores na sua famosa Chácara Bahiana.

Foi desse pomar que saíram, em 1926, as primeiras laranjas exportadas para a Europa, por iniciativa de seu irmão João Carlos Baptista Levy, associado a João Dierberger Júnior.

Hoje, o Brasil lidera a produção mundial de laranjas.